segunda-feira, 31 de março de 2014

Porque o amor não acaba, apenas precisa do rosto certo.

O mundo acaba, é verdade. Tudo o que construí e elevei, a ferro e fogo, com lágrimas e suor, ruiu com um frio e seco acabar oriundo da tua bonita boca. Sim, senti o chão fugir e, por mais que tentasse, nunca conseguiria evitar cair no fosso da tua decisão. Não tive escolha ou possibilidade de me agarrar a algo. Caí, caí tão vertiginosamente que ainda hoje procuro uma saída na escuridão. Mas atenção, o amor nunca morre. Posso deixar de acreditar em ti, posso, por momentos de fraqueza e insegurança, duvidar de mim, mas não duvidarei do amor. Será esse o amor que vivi contigo? Não, não é desse que não duvido. Não duvido do amor que te dei. O genuíno, sincero, talvez grande demais para o pouco respeito que tiveste por mim. Esse amor foi excessivo, não merecias tanto e eu não merecia tão pouco. Mas o meu amor foi verdadeiro e honesto, foi indelével e, por vezes, cego! Foi amor daquele que arde e não tenciona parar. Foi amor tão intenso que por vezes tive medo de me queimar. E queimei-me. O amor que te dei foi tão teu que nem eu ousei meter-me pelo meio. 
Deixei-me ficar a ver-te “aproveitar” todo o amor que te dei. Para mim, cada sorriso teu pedia mais amor, não um agradecimento pelo que te dava. Hoje, deixaste-me, viraste as costas ao meu amor, a tudo o que te dei. Hoje, desmoronaste a casa que construí em amor. Pensei que a casa fosse indestrutível, pensei que fosse a tua casa de sonho. Para mim, a casa que construí era a minha casa, o meu lar, onde podia descansar e sentir o dócil ambiente familiar. A minha casa era pintada da tua cor preferida e, sem a menor dúvida, davas-lhe vida por dentro. Pincelavas harmoniosamente cada bocado daquelas paredes com o teu jeito de ser, com a tua presença, com o teu sorriso. As paredes eram decoradas pelo teu retrato, as tuas fotografias pairavam em todo o lado e a minha cama era a tua cama. A cama que partilhava contigo era a nuvem do céu em que me cansavas fisicamente e a mesma em que repousava a alma. Hoje não tenho nem casa nem alma, sou sem-abrigo e vagueio ao frio, à procura do meu rumo. Hoje, procuro um lar que me acolha, um lar que eu goste e que possa torná-lo meu. Quero uma casa decorada com o que mais gosto e poder sentir-lhe hospitalidade. Agora, passo à tua casa cambaleando, vejo a mesma cor exterior, mas uma decoração interior extremamente diferente. Vejo que mudaste o lar que construí. Não pode ser tão grande quanto o que te dei porque o tempo não o permite e porque o arquitecto, o engenheiro e o pedreiro são (o) outro(s). E, sem querer entrar por aí, os meios disponíveis são outros, de uma construção muito mais simplificada. Não queiras comparar o incomparável. A casa que te dei demorou 7 anos a erguer. A casa que eu te construí tinha telhado reforçado, tendo em conta todas as tempestades enfrentadas, e tinha vidros duplos, evitando que o desdém exterior aniquilasse tudo o que construí. Mas, por mais sólida e consistente que a casa fosse, ela dependia sempre do uso que tu lhe querias dar. Trataste de abrir as janelas de vidros duplos, quiseste empoleirar-te para ouvires o exterior, tentaste-te a chamá-lo para dentro e começaste a ajustar o lar que construí à opinião do(s) outro(s). De forma rápida e surpreendentemente, o lar que te dei mobilou-se à imagem de terceiro(s). O meu lar ruiu, a minha construção de uma vida desmoronou-se. No fim, de nada valeu, nada restou.
Mas acredita, o meu amor não acabou. Saí da casa que construí com o sabor de derrota, com o coração nas mãos e um peito cheio de nada. Saí da casa que te dei com o sentimento de injustiça, frustração e desilusão. Sim, é verdade, expulsaste-me da casa que te dei. Contudo, saí com o amor que me aquece o coração. Sim, dei-te tudo em amor, fiz tudo o que sabia para te amar e entreguei-te o que de melhor eu sou. Sim, quebraste-me, em pedaços tão pequenos que jamais serei capaz de me reencaixar. Todavia, sei que o amor não morre, apenas precisa da pessoa certa para construir paredes de betão e um lar a que chamamos de NOSSO! E aí sim, não será construído por mim, a todo o custo. Será apenas uma harmoniosa obra construída a dois, por um NÓS, recheada de retratos comuns e pintada com as NOSSAS cores, as cores do amor. Um dia serei feliz e saberei que ser feliz passa por sê-lo a dois. Afinal de contas, o amor eu já tenho, apenas preciso de lhe dar o rosto certo.

Sem comentários:

Enviar um comentário